Tempo
|
A+ / A-

Paris. Confrontos em manifestação contra revisão da lei das pensões

23 mar, 2023 - 18:29 • Redação com Lusa

Além da capital francesa, também se registaram incidentes noutras cidades do país, como Rennes, Nantes, Bordéus e Lorient.

A+ / A-

A manifestação desta quinta-feira contra a revisão da lei das aposentações em Paris foi marcada por fortes confrontos com a polícia, tendo sido destruído mobiliário urbano e vitrinas de estabelecimentos comerciais.

Pessoas vestidas de preto e encapuzadas, que seguiam algumas centenas de metros à frente da marcha convocada pelos sindicatos, lançaram projéteis contra as autoridades, que responderam com granadas de gás lacrimogéneo. Os confrontos deram-se durante o percurso entre a praça da Bastilha e a Ópera, onde está previsto que termine o protesto.

Em alguns pontos do trajeto foram ateados incêndios utilizando o lixo acumulado nas ruas da capital francesa, devido à greve de recolha de resíduos que já dura há mais de duas semanas, o que obrigou à intervenção dos bombeiros.

A meio da tarde, fontes policiais indicaram ter efetuado 14 detenções.

Em paralelo com estes distúrbios, o desfile sindical decorria de forma pacífica, com 800 mil participantes, segundo os primeiros números da Confederação Geral do Trabalho (CGT), que, a confirmar-se, fará desta a maior concentração desde 19 de janeiro - data em que começaram os protestos contra a revisão da lei das reformas em França.

Tal como em Paris, também se registaram incidentes noutras manifestações de várias cidades do país, como Rennes, Nantes, Bordéus e Lorient.

Os principais líderes sindicais demarcaram-se dos atos de violência e condenaram-nos, acusando Emmanuel Macron de se apoiar neles para descredibilizar a força das suas manifestações.

França vive a nona jornada de protestos contra a lei que visa o aumento da idade mínima de reforma sem penalizações financeiras de 62 para 64. A lei foi definitivamente aprovada na passada segunda-feira, ao serem chumbadas duas moções de censura ao Governo, uma delas por apenas nove votos.

Macron afirmou na quarta-feira esperar que a alteração à lei das reformas entre em vigor antes do final do ano, assim que receber a aprovação do Conselho Constitucional, ao passo que os sindicatos garantem que prosseguirão os protestos e as greves para obrigar o executivo, chefiado pela primeira-ministra Élisabeth Borne, a recuar e retirar o diploma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+