Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Macron garante que não vai recuar no aumento da idade de reforma

23 mar, 2023 - 00:44 • Redação

Emmanuel Macron aponta que as alterações vão entrar em vigor até ao final do ano, aguardando ainda a revisão do Tribunal Constitucional de França.

A+ / A-

O Presidente da França deu uma entrevista a um canal de televisão esta quarta-feira, onde disse que não vai recuar na polémica medida de aumentar a idade de reforma dos 62 para os 64 anos.

Emmanuel Macron admite que não "gosta" de fazer esta reforma, mas defende que a medida "é uma necessidade do país".

"Não há cem maneiras de equilibras as contas. Esta mudança não é um luxo", defende o chefe de Estado francês.

Emmanuel Macron aponta que as alterações vão entrar em vigor até ao final do ano, aguardando ainda a revisão do Tribunal Constitucional de França.

O diploma tem provocado muita contestação nas ruas francesas, com manifestações marcadas por confrontos violentos com as forças policiais.

Em resposta, na entrevista, o Presidente francês referiu que "não vai tolerar" protestos que não sejam pacíficos e comparou-os a "uma situação como a do Capitólio".

"Respeitamos, escutamos, mas não podemos aceitar rebeldes e fações", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+