Tempo
|
A+ / A-

Jorge Moreira da Silva nomeado subsecretário-geral adjunto da ONU

23 mar, 2023 - 17:34 • Diogo Camilo

Ex-ministro de Passos Coelho é o novo número três das Nações Unidas e diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos.

A+ / A-

O ex-ministro Jorge Moreira da Silva foi esta quinta-feira nomeado subsecretário-geral adjunto de António Guterres na ONU e diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), a agência das Nações Unidas responsável pela coordenação de ações de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz.

O anúncio foi feito pela própria ONU, nas redes sociais, com Moreira da Silva a descrever as novas funções como "um desafio incrível".

"Liderar a UNOPS é um desafio incrível se tivermos em conta a infraestrutura, o desenvolvimento sustentável, o sentido climático: 92% das metas dos objetivos de sustentabilidade dependem da infraestrutura; e a infraestrutura é responsável por quase 80% de todos os gases com efeito estufa", escreveu.

Em nota enviada à Renascença, Moreira da Silva indica que será também subsecretário-geral adjunto da ONU, função que a terceira mais alta na hierarquia das Nações Unidas.

Moreira da Silva era até então professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e professor adjunto na Paris School of International Affairs (Sciences Po).

Mais recentemente, liderou a Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em Paris (2016-2022), onde lançou uma reestruturação dessa direção com o objetivo de "impulsionar a horizontalidade, a colaboração e a cocriação", segundo o comunicado.

Como chefe do Secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (DAC) - uma organização multilateral inserida na OCDE - Moreira da Silva "ancorou a formulação de novos padrões de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária", segundo a ONU.

Antes de ingressar na OCDE, Moreira da Silva, que é licenciado em Engenharia Eletrotécnica (área de Energia), foi ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia entre 2013 e 2015 e professor catedrático na Universidade de Lisboa, tendo ainda assumiu outros cargos políticos nas últimas décadas, um percurso ligado ao Partido Social-Democrata (PSD).

(notícia atualizada a 24 de março de 2023 às 17h16)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+