Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iémen. Todos os dias, uma criança é morta ou ferida por explosivos

23 mar, 2023 - 10:49 • Lusa

Este é o número mais elevado em cinco anos.

A+ / A-

A organização não-governamental (ONG) Save the Children disse esta quinta-feira que uma criança morreu ou ficou ferida por minas terrestres ou outros engenhos explosivos a cada dois dias no Iémen, no ano passado.

Este é o número mais elevado em cinco anos.

No estudo, a ONG analisou dados de janeiro de 2018 a novembro de 2022 e descobriu que as crianças no Iémen enfrentam "o maior risco em cinco anos de encontrarem minas terrestres e engenhos por explodir, bem como munições por explodir, tais como cartuchos de artilharia, granadas, morteiros, foguetes e bombas".

O número de crianças vítimas de minas terrestres ou munições por explodir aumentou para 199 em 2022.

Os números evidenciam que o número médio de baixas entre os menores aumentou de uma a cada cinco dias, em 2018, para uma a cada dois dias em 2022, indicou a ONG, ao constatar que quase metade dos incidentes envolvendo crianças, minas terrestres e outros engenhos explosivos de guerra, foram fatais.

No relatório constatou-se também que a proporção de ferimentos e mortes de crianças causadas por estes engenhos explosivos aumentou durante os seis meses de tréguas mediadas pela ONU, em abril, à medida que as pessoas regressavam às suas casas em antigas áreas de batalha.

"Com o sistema de saúde à beira do colapso e poucos especialistas qualificados em reabilitação no Iémen, as crianças feridas por estas armas mortais não têm acesso aos cuidados a longo prazo necessários para recuperar a mobilidade, regressar à escola e reintegrar-se na vida comunitária", alertou a ONG.

Décadas de repetidos conflitos armados desde o início dos anos de 1960 deixaram para trás um legado mortal de engenhos explosivos no Iémen, representando uma ameaça constante à segurança das crianças, especialmente nas zonas rurais, acrescentou a Save the Children.

Na quarta-feira, um total de 141 ONG emitiu uma carta aberta a apelar para "um novo acordo de tréguas" no Iémen, quando o país assinala oito anos de conflito sangrento e quase um ano desde que o fim, em outubro, das anteriores.

Apesar dos esforços de paz, os rebeldes xiitas huthis, apoiados pelo Irão, lançaram nos últimos dias uma ofensiva contra a província rica em petróleo de Marib, no Iémen central, para recuperar uma cidade estratégica que as forças pró-governamentais iemenitas conquistaram no início do ano passado.

O conflito iemenita começou em finais de 2014, quando os rebeldes ocuparam Sana e outras províncias iemenitas, e agravou-se no ano seguinte, quando uma aliança de países liderada pela Arábia Saudita interveio em apoio ao governo internacionalmente reconhecido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+