Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Hungria "não pode deter" Putin com base no mandado do TPI

23 mar, 2023 - 13:22 • Redação

Para o porta-voz da Presidente húngara, decisões como a do Tribunal Penal Internacional só promovem "a escalada" do conflito e "não a paz" na Ucrânia.

A+ / A-

O gabinete presidencial da Hungria disse esta quinta-feira que o mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Vladimir Putin não pode ser executado em território húngaro, porque o Parlamento do país nunca chegou a promulgar o Estatuto de Roma, que reconhece a jurisdição do TPI.

"Com base na lei da Hungria, não podemos prender o Presidente russo, uma vez que o estatuto do Tribunal Penal Internacional não foi promulgado na Hungria", disse Gergely Gulyas, porta-voz do gabinete da Presidente húngara.

Para Gergely Gulyas, estas decisões só promovem "a escalada" do conflito e "não a paz" na Ucrânia -- uma opinião que, ressalvou, citado pela Sky News, é "pessoal".

A Hungria assinou e ratificou o Estatuto de Roma, que estabeleceu a criação do TPI, mas segundo o porta-voz de Katalin Novák o tratado nunca chegou a ser incorporado no sistema jurídico húngaro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+