Tempo
|
A+ / A-

EUA

Aos 90 anos, Sr. Pickles foi pai de três tartarugas

23 mar, 2023 - 10:55 • Lusa com Redação

No Zoo de Houston, a tartaruga-estrelada de Madagáscar, em risco de extinção, viu nascer três "pickles": Dill, Gherkin e Jalapeño.

A+ / A-

Uma tartaruga ameaçada de extinção foi pai pela primeira vez aos 90 anos no Jardim Zoológico de Houston, no Estado norte-americano do Texas, de acordo com órgãos de comunicação locais.

Mr. Pickles foi pai de três filhotes: Dill, Gherkin e Jalapeño, tudo nomes de diferentes tipos de pickles. As três pequenas tartarugas distinguem-se pela cor da carapaça, sendo o Jalapeño o mais escuro, o Dill o mais claro e o Gherkin tem um ponto branco no centro.

Aos 90 anos, o Sr. Pickles (numa tradução direta para português) é o animal e pai mais velho do Zoo de Houston.

Os nascimentos são uma boa notícia para a espécie: a tartaruga-estrelada de Madagáscar está ameaçada não só pela caça furtiva para venda ilegal, como pelas poucas crias que costuma ter. Na China paga-se o equivalente a 46 euros para comer uma tartaruga destas.

Os três filhos do Sr. Pickles, que está no Zoo de Houston há 36 anos, são fruto da união com a sua companheira, Mrs. Pickles, de 53 anos, que chegou ao centro de conservação em 1996.

A Sra. Pickles (em igual tradução para português) foi ainda mãe de uma quarta cria, Fluke ("Acaso"), mas a tartaruga não é filha do residente nonagenário.

As pequenas tartarugas vão ficar no centro de répteis e anfíbios do zoológico até que tenham idade suficiente para se reunir com os pais.

O Zoo de Houston explicou, em comunicado, que os filhotes sobreviveram graças ao facto da equipa do centro ter detetado os ovos a tempo, transferindo-os para a sala de répteis e anfíbios para incubação, visto que o solo do Texas não é o melhor para as tartarugas.

Mr. Pickles é considerado a tartaruga-estrelada geneticamente mais valiosa no Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+