Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bolsonaro vem a Portugal para encontro de extrema-direita organizado pelo Chega

22 mar, 2023 - 13:02 • Joana Azevedo Viana

Encontro em Lisboa deverá ocorrer na primeira quinzena de maio e contará com a presença de Marine Le Pen e de Santiago Abascal. Meloni e o seu vice no Governo italiano também foram convidados, mas não deverão estar presentes.

A+ / A-

O Chega está a organizar um encontro de partidos e movimentos de extrema-direita em Lisboa e, entre os convidados, conta-se o ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, noticia o Correio da Manhã esta quarta-feira.

De acordo com o jornal, a ideia surgiu depois, de há uma semana, o partido de André Ventura ter sido contactado por assessores de Bolsonaro a sugerirem uma visita deste a Lisboa, no âmbito de um périplo que o levará ainda a Madrid e a Roma.

A proposta não só foi aceite como levou Ventura a alargar o convite a outros líderes de extrema-direita europeus, como Marine Le Pen, líder do partido Reagrupamento Nacional em França, Santiago Abascal Conde, presidente do espanhol Vox e o holandês Geert Wilders.

A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, e Matteo Salvini, seu vice no Governo de extrema-direita, também foram convidados, mas não deverão estar presentes no encontro devido às suas atuais "responsabilidades governativas".

O CM adianta que o encontro deverá acontecer na primeira quinzena de maio, num recinto grande como o Campo Pequeno ou a Altice Arena.

Ainda segundo o jornal, Bolsonaro virá acompanhado da mulher, Michelle, que ontem tomou posse como presidente do Partido Liberal Mulher, em Brasília, ao lado de ex-ministras do Governo de Bolsonaro. O ex-Presidente brasileiro participou nesse evento apenas de forma remota, por continuar deslocado nos EUA desde que perdeu as eleições presidenciais para Lula da Silva.

Neste momento, Bolsonaro está a ser investigado no Brasil numa série de processos, entre outros, pela gestão que o seu Governo fez da pandemia de Covid-19 e por suspeitas de tentativa de desvio de jóias que lhe foram oferecidas pela Arábia Saudita quando Bolsonaro ainda estava em funções.

O ex-chefe de Estado pode ainda ter de responder pelo ataque às sedes do poder em Brasília em janeiro, após a tomada de posse de Lula.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    23 mar, 2023 Seixal 13:12
    Há países que escolhem estádios de futebol, levam mais gente.
  • EU
    22 mar, 2023 PORTUGAL 18:17
    Escolham o CAMPO PEQUENO. Lembram-se?

Destaques V+