Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

UE disponibiliza nova parcela de 1.500 milhões de euros a Kiev

21 mar, 2023 - 13:30 • Lusa

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, a UE já enviou 11.700 milhões de euros em programas de assistência macrofinanceira para a Ucrânia

A+ / A-

A União Europeia (UE) disponibilizou mais uma parcela de 1,5 mil milhões de euros do pacote de ajuda macrofinanceira (AMF+) à Ucrânia, aprovado para 2023, após avaliação positiva de Bruxelas, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, 1,5 mil milhões de euros foram desembolsados na sequência da avaliação positiva de Bruxelas a Kiev, nomeadamente nos progressos para garantir o uso transparente e eficiente dos fundos e da estabilização do sistema financeiro, entre outros critérios.

A verba do pacote AMF+ destina-se a ajudar a Ucrânia a continuar a pagar salários e pensões, mantendo em funcionamento serviços públicos essenciais como hospitais, escolas e habitação para os deslocados da guerra, a garantir a estabilidade macroeconómica e a restaurar infraestruturas críticas danificadas pela agressão russa, como as de energia, sistemas hidráulicos e redes de transporte.

Um primeiro financiamento de três mil milhões de euros foi desembolsado em janeiro e Bruxelas continuará a enviar verbas ao longo de 2023.

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, a UE já enviou 11,7 mil milhões de euros em programas de assistência macrofinanceira para a Ucrânia, disponibilizados através de empréstimos com condições muito favoráveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+