Tempo
|
A+ / A-

EUA

Com Trump na iminência de ser detido, Nova Iorque protege tribunal com barricadas

21 mar, 2023 - 12:33 • Reuters

De acordo com uma sondagem da Reuters/Ipsos divulgada ontem, cerca de 44% dos republicanos consideram que Trump deve desistir da corrida presidencial caso seja indiciado no caso Stormy Daniels.

A+ / A-
Manifestantes concentram-se em Manhattan na iminência da detenção de Trump
Manifestantes concentram-se em Manhattan na iminência da detenção de Trump

A cidade de Nova Iorque ergueu barricadas em torno de um tribunal de Manhattan, face à detenção iminente de Donald Trump por um alegado suborno à atriz pornográfica Stormy Daniels durante a campanha presidencial de 2016.

A confirmar-se a acusação formal de Trump, esta será a primeira vez que chega a tribunal um caso criminal contra um Presidente dos EUA. No sábado, Trump recorreu às suas redes sociais para pedir aos apoiantes que se organizem num protesto contra o que disse ser a sua detenção iminente, esta terça-feira.

De acordo com fontes ao Politico, a detenção deverá mesmo ter lugar hoje. Com o pedido que dirigiu aos seus apoiantes, as forças de segurança ficaram alerta para a possibilidade de um novo episódio de violência semelhante ao que aconteceu em 6 de janeiro de 2021, no ataque ao Capitólio, em Washington.

Analistas de segurança dizem que, temendo que possam ficar encurralados, vários grupos de extrema-direita que apoiam Trump optaram por não responder ao seu apelo.

Ontem, um grande júri responsável pelo caso Stormy Daniels ouviu novas testemunhas, podendo decidir indiciar já esta semana o ex-Presidente e aspirante a recandidato à Casa Branca nas eleições de 2024 pelo Partido Republicano.

Entre as testemunhas ontem ouvidas no tribunal de Manhattan contaram-se o advogado Robert Costello, que declarou sob juramento que o ex-conselheiro de Trump, Michael Cohen, geriu os pagamentos pelo silêncio de Daniels sem o envolvimento do antigo chefe de Estado.

"Michael Cohen decidiu por si próprio, foi o que ele nos disse, para ver se conseguia resolver o assunto", declarou Costello aos jornalistas após testemunhar perante o grande júri a pedido da equipa de defesa de Trump.

Cohen, que já testemunhou duas vezes perante o mesmo júri, garantiu publicamente que Trump lhe ordenou que fizesse os pagamentos em seu nome.

De acordo com uma sondagem da Reuters/Ipsos divulgada ontem, cerca de 44% dos republicanos consideram que Trump deve desistir da corrida presidencial caso seja indiciado.

A investigação liderada pelo procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, é uma de vários processos judiciais a pender sob Trump neste momento.

Em 2018, Michael Cohen declarou-se culpado de violações federais de financiamento de campanhas eleitorais ao organizar os pagamentos de subornos a Daniels, cujo nome legal é Stephanie Clifford, e a uma outra mulher, em troca do silêncio de ambas sobre casos extraconjugais que terá mantido com ambas.

Trump continua a desmentir qualquer caso amoroso.

Outros processos judiciais em curso

Em dezembro passado, Alvin Bragg alcançou uma grande vitória num processos judicial contra a Organização Trump, que viu a empresa do ex-Presidente ser condenada à pena máxima por fraude fiscal.

Contudo, analistas legais dizem que o caso dos subornos pode ser mais difícil de resolver, já que a procuradoria terá de provar que Trump tinha a intenção de cometer um crime. Os advogados do ex-Presidente deverão recorrer a uma série de contraataques para tentarem que o processo seja anulado.

Trump, entretanto, enfrenta outros casos judiciais. Ontem, os seus advogados pediram a um tribunal da Georgia que ignore um relatório de um grande júri especial sobre os alegados esforços do ex-Presidente para reverter os resultados das presidenciais de 2020, que deram a vitória a Joe Biden.

O ex-chefe de Estado norte-americano enfrenta ainda um processo civil por fraude, que deverá começar a ser julgado a 2 de outubro, aberto pela procuradoria-geral de Nova Iorque por suspeitas de um esquema com mais de uma década para manipular o valor dos seus bens e assim conseguir melhores condições de financiamento de bancos e seguradoras nos seus negócios.

Trump enfrenta ainda dois outros julgamentos civis, ambos relacionados com a ex-colunista E. Jean Carroll, que alega que Trump a difamou ao desmentir que a violou. Um juiz federal rejeitou, na segunda-feira, pedidos da defesa de Trump e também da acusação para unir os dois processos num só.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+