Tempo
|
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Putin fez visita surpresa a Mariupol

19 mar, 2023 - 14:32 • Lusa

Foi a primeira vez que o Presidente russo se deslocou à frente leste do combate na Ucrânia. Kiev acusa Putin de querer "ocultar destruição" ao visitar a cidade durante a noite.

A+ / A-

O Presidente russo fez uma visita de trabalho à cidade de Mariupol, na primeira viagem de Vladimir Putin ao Donbass, no leste da Ucrânia, avançou este domingo o Kremlin.

De acordo com a presidência russa, o chefe de Estado chegou de helicóptero à cidade do sul da região ucraniana de Donetsk, às margens do Mar de Azov, que no ano passado foi palco de violentos combates.

O Presidente russo foi "inspecionar alguns locais da cidade e conversar com os residentes" e andou de automóvel pelas ruas de Mariupol, acompanhado pelo vice-primeiro-ministro Marat Khusnulin, que o informou sobre o andamento das obras de construção e reconstrução.

"Tratou-se da construção de novas unidades habitacionais, centros sociais e educativos, infraestruturas e instituições médicas", acrescentou, num comunicado, o gabinete de imprensa do Kremlin, que não especificou a duração da visita.

Putin visitou depois a cidade de Rostov-on-Don, localizada no sul da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, para uma reunião com o chefe das Forças Armadas, Valeri Gerasimov, e vários comandantes militares.

Kiev diz que visita "à noite" pretendia ocultar cenário de destruição

As autoridades ucranianas acusaram o Presidente russo de aproveitar a noite para ocultar a realidade de uma cidade totalmente destruída pelo seu exército, evitando "olhares curiosos".

"Como convém a um ladrão, Putin visitou a cidade ucraniana de Mariupol a coberto da noite", afirmou o Ministério da Defesa ucraniano na sua conta do Twitter.

Putin fê-lo, "em primeiro lugar, [porque] é mais seguro" e também porque a "escuridão lhe permitiu destacar o que quer mostrar", prossegue a publicação, segundo a qual se manteve oculta a realidade de uma cidade "completamente destruída" e sem os "olhares curiosos dos poucos sobreviventes".

Foi a primeira visita oficial do líder russo à região do Donbass, onde já decorriam combates com forças separatistas pró-russas desde 2014. No sábado, Putin já tinha feito uma outra visita surpresa à Crimeia para assinalar o nono aniversário da anexação da península ucraniana pela Rússia em 2014.

No início de março, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, também fez uma visita oficial a Mariupol para analisar as obras de reconstrução da infraestrutura na cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+