Tempo
|
A+ / A-

​Putin procurado por crimes de guerra. Rússia "rasga" mandado do TPI

17 mar, 2023 - 16:16 • Ricardo Vieira

O Governo russo afirma que não tem "quaisquer obrigações" perante o Tribunal Penal Internacional.

A+ / A-

O mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Vladimir Putin por alegados crimes de guerra na Ucrânia não tem validade, reagem as autoridades russas.

O Governo russo afirma que não tem "quaisquer obrigações" perante o TPI.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, lembra que Moscovo não integra o Estatuto de Roma.

"As decisões do TPI não têm qualquer significado para o nosso país, incluindo do ponto de vista legal. A Rússia não faz parte do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem quaisquer obrigações perante ele", argumentou Maria Zakharova, em declarações divulgadas no Telegram.

O Tribunal Penal Internacional emitiu esta sexta-feira um mandado de detenção internacional ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, por crimes de guerra na Ucrânia.

A instância judicial diz considerar que "há bases sólidas para acreditar que cada um dos suspeitos é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de cidadãos e a transferência ilegal de população das áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em detrimento [dos direitos] das crianças ucranianas."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+