Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova Zelândia. Sismo de magnitude 7 motiva alerta de tsunami

16 mar, 2023 - 04:36 • Lusa

O país fica localizado no denominado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter atingiu as ilhas Kermadec, arquipélago situado no norte da Nova Zelândia, com as autoridades norte-americanas a emitirem um alerta de risco de tsunami.

O abalo ocorreu às 13h56 (00h56 em Lisboa), a 22 quilómetros de profundidade sob o fundo do mar no Oceano Pacífico, de acordo com o instituto geológico dos EUA (United States Geological Survey, USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo.

O sismo ocorreu a 980 quilómetros de Ohonua, no arquipélago de Tonga.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o potencial risco de tsunami para as "costas localizadas até 300 quilómetros do epicentro do terremoto" e prevê ondas "inferiores a 0,3 metros acima do nível da maré".

As Ilhas Kermadec, que ficam entre a Nova Zelândia e Tonga, são despovoadas, exceto pelo pessoal de uma base instalada permanentemente na Ilha Raoul, que possui uma estação meteorológica e de rádio.

A Nova Zelândia fica no denominado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e o arquipélago regista cerca de 14 mil sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, com apenas entre 100 e 150 sentidos pela população.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+