Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos

14 mar, 2023 - 03:45 • Lusa

EUA e Coreia do Sul "estão a analisar exaustivamente" os lançamentos para obter mais informação e condenou os lançamentos como graves provocações e uma clara violação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A+ / A-

Pyongyang lançou dois mísseis balísticos de curto alcance para o Mar do Japão, disse a Coreia do Sul, esta terça-feira, um dia após o início das maiores manobras conjuntas de Seul e Washington em cinco anos.

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano disse ter detetado dois mísseis balísticos de curto alcance lançados a partir da cidade costeira de Jangyon, na província de Hwanghae do Sul, no sudeste do país, entre as 07:41 (22:41 de segunda-feira em Lisboa) e 07:51.

"As nossas forças armadas aumentaram a vigilância em antecipação a outros lançamentos, enquanto estão prontas para intervir no âmbito da estreita cooperação entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos", disse o Estado-Maior Conjunto, num comunicado.

Um segundo comunicado revelou que os mísseis caíram nas águas do Mar do Japão depois de voarem cerca de 620 quilómetros.

O Estado-Maior Conjunto disse que a inteligência militar sul-coreana e norte-americana "estão a analisar exaustivamente" os lançamentos para obter mais informação e condenou os lançamentos como graves provocações e uma clara violação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse a jornalistas que as autoridades ainda estão a reunir detalhes dos lançamentos norte-coreanos e que não houve relatos imediatos de danos em águas nipónicas.

Na segunda-feira, Pyongyang tinha declarado que testara o lançamento de dois mísseis de cruzeiro a partir de um submarino.

O lançamento demonstra "a posição invariável" da Coreia do Norte face a uma situação em que "os imperialistas americanos e as forças fantoches sul-coreanas avançam de forma cada vez menos dissimulada nas suas manobras militares” contra Pyongyang, disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Estes lançamentos de mísseis norte-coreanos surgem depois de as Forças Armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul terem iniciado, também na segunda-feira, as maiores manobras conjuntas no terreno nos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+