Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente dos EUA promete responsabilizar dirigentes de bancos encerrados

13 mar, 2023 - 04:17 • Lusa

O Chefe de Estado norte-americano promete dirigir-se ao país, esta segunda-feira, para tranquilizar a população sobre o sistema bancário dos Estados Unidos.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Joe Biden, garantiu que os dirigentes dos dois bancos encerrados por dificuldades financeiras serão responsabilizados e prometeu manter "um sistema bancário resiliente".

"Estou firmemente comprometido em exigir contas aos responsáveis por esta situação", disse Biden, referindo-se ao colapso do banco Silicon Valley Bank (SVB) e ao encerramento do Signature Bank.

Num comunicado divulgado no domingo pela Casa Branca, o chefe de Estado prometeu dirigir-se ao país esta segunda-feira para tranquilizar a população sobre o sistema bancário dos Estados Unidos.

"Irei falar sobre como vamos manter um sistema bancário resiliente para proteger a nossa histórica recuperação económica", disse Biden.

O presidente garantiu que "o povo norte-americano e as empresas norte-americanas podem ter a certeza de que os seus depósitos bancários estarão lá quando precisarem".

Horas antes, os órgãos reguladores dos Estados Unidos tinham anunciado um plano para proteger os depósitos dos clientes do SVB.

O Departamento do Tesouro, a Reserva Federal (Fed) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) adiantaram, num comunicado conjunto, que os clientes terão acesso a todo o dinheiro depositado no SVB.

Com este plano, avançaram as três entidades, os contribuintes norte-americanos "não assumirão as perdas" do banco e os depósitos serão protegidos para "facultar o acesso ao crédito por parte das famílias e das empresas".

Os reguladores também anunciaram o encerramento do Signature Bank, com sede em Nova Iorque, e prometeram que o mesmo plano será aplicado para reembolsar os clientes por todo o dinheiro depositado, adiantou a agência EFE.

O Signature Bank, que presta serviços financeiros principalmente a empresas de advocacia e ao ecossistema cripto, segundo os órgãos de informação especializados, tinha ativos de 110,36 mil milhões de dólares (102,86 mil milhões de euros) e depósitos de 88,59 mil milhões de dólares (82,57 mil milhões de euros) no final de 2022.

O SVB, com sede na Califórnia, anunciou na quarta-feira que estava a tentar realizar um aumento de capital para ultrapassar as dificuldades financeiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+