Tempo
|
A+ / A-

"Presença muito limitada a nível europeu." UE desvaloriza falência de bancos nos EUA

13 mar, 2023 - 14:05 • Diogo Camilo

Comissão Europeia diz estar a monitorizar as falências do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. Bolsas europeias abriram esta segunda-feira a registar a pior sessão do ano.

A+ / A-

A União Europeia desvalorizou esta segunda-feira o impacto das falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, avançando que está a monitorizar as situações e que os bancos têm “presença limitada” no espaço europeu.

“Tomámos nota da reação decisiva de autoridades norte-americanas. Ao nível europeu existe presença muito limitada do Silicon Valley Bank na UE e estamos em contacto com as autoridades competentes relevantes”, indicou a porta-voz da Comissão Europeia, em reação.

Entretanto, o Banco Central Europeu já adiantou à agência Reuters que não está a planear qualquer reunião de emergência, considerando que não existe impacto direto da falência do SVB na zona euro, a não ser que a crise alastre a outros bancos norte-americanos.

O SVB foi encerrado esta sexta-feira por reguladores da Califórnia após preocupações sobre a instituição financeira, marcando o pior colapso bancário nos EUA desde a crise financeira de 2008.

Após a falência do Silicon Valley Bank, o nova-iorquino Signature Bank, um dos maiores bancos ligados à indústria das criptomoedas, também foi encerrado pelos reguladores.

Em conferência de imprensa esta segunda-feira, o presidente norte-americano, Joe Biden, assegurou que “nenhuma perda será assegurada pelos contribuintes.

As bolsas europeias abriram esta segunda-feira em queda, naquela que começou por ser a pior sessão do ano, após preocupações acerca de risco de contágio das falências nos EUA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+