Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. Quelimane sem energia nem telecomunicações após ciclone Freddy

12 mar, 2023 - 15:10 • Lusa

O ciclone Freddy já perdeu força e é agora uma tempestade tropical.

A+ / A-

A cidade de Quelimane, no centro de Moçambique, não tem eletricidade nem telecomunicações depois da passagem do ciclone Freddy que atingiu o continente pela segunda vez na última noite junto à capital provincial da Zambézia.

"A situação é caótica", referiu um repórter da Televisão de Moçambique (TVM), através de uma ligação por satélite.

O vento está a abrandar, mas continua a chover intensamente e não é fácil circular porque há árvores caídas, assim como postes de eletricidade e outras estruturas.

As habitações estão danificadas, a maioria de construção precária, além de haver danos em infraestruturas como escolas e unidades sanitárias, sobretudo nas coberturas.

Ainda não houve condições para as autoridades atualizarem o balanço dos prejuízos, mantendo-se a informação de um morto registado no sábado depois do desabamento de uma casa na povoação de Maquival devido à intempérie.

As autoridades recomendam que a população permaneça em zonas abrigadas.

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) abriu centros de acolhimento e tem lançado alertas nos últimos dias para a população sair de casas precárias e zonas ribeirinhas ou que habitualmente são sujeitas a inundações.

O ciclone Freddy já perdeu força e é agora uma tempestade tropical, mas ainda assim deverá provocar chuva intensa até quarta-feira no centro de Moçambique.

É a segunda vez que a intempérie se abate sobre o país, depois de um primeiro embate a 24 de fevereiro, provocando 10 mortes devido a condições adversas durante vários dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zeca Carlos Fadil
    13 mar, 2023 Maputo 06:15
    Vamos atravessar

Destaques V+