Tempo
|
A+ / A-

Grécia paga 1.600 euros por mês a famílias das vítimas de desastre ferroviário

10 mar, 2023 - 22:51 • Lusa

Acidente provocou 57 vítimas mortais. Também terão direito a esta pensão todos os feridos que tenham ficado com uma invalidez permanente superior a 50%.

A+ / A-

O Governo grego vai indemnizar com uma pensão mensal de 1.600 euros as famílias das 57 vítimas mortais do acidente ferroviário de 28 de fevereiro no centro da Grécia, indicou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.

Num comunicado, o ministério precisou que cada família receberá uma pensão mensal de cerca de 1.600 euros por cada membro que morreu no acidente (há o caso de uns pais que perderam as duas filhas), que será livre de impostos e com efeitos retroativos a 1 de março.

O montante é equivalente ao quádruplo da "pensão não-contributiva nacional" e será ajustado anualmente, em função do valor daquela.

"À vida humana não se pode pôr um preço. O dever mínimo do Estado é, nestas circunstâncias, ajudar e apoiar com modéstia e respeito os familiares das vítimas", lê-se no comunicado.

Também terão direito a esta pensão todos os feridos que tenham ficado com uma invalidez permanente superior a 50% em consequência do acidente.

Além disso, serão igualmente eliminadas todas as dívidas ao Estado ou a qualquer banco -- privado ou nacional -- que os familiares diretos das vítimas tenham.

Na noite de 28 de fevereiro, um comboio de passageiros colidiu frontalmente com um de mercadorias a norte da cidade de Larissa e, em consequência do embate, morreram 57 pessoas e várias dezenas mais ficaram feridas, na maioria jovens universitários.

O acidente, a maior tragédia ferroviária da história da Grécia, desencadeou uma onda de indignação contra o Governo conservador, por não garantir o cumprimento das medidas de segurança necessárias na via-férrea.

Dezenas de milhares de pessoas protestaram contra o executivo no passado dia 08 de março em toda a Grécia, numa das maiores mobilizações dos últimos anos no país.

O primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, assumiu na quinta-feira a responsabilidade política pelo acidente e reconheceu a ausência de medidas de segurança que poderiam ter impedido a tragédia.

Neste momento, cinco jovens feridos continuam internados em unidades de cuidados intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+