Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finlândia, Suécia e Turquia. Stoltenberg marca encontro para avançar com adesão à NATO

09 mar, 2023 - 09:49 • Redação

Nova ronda de negociações esta quinta-feira, na sede da NATO, em Bruxelas, para tentar desbloquear a adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar ocidental.

A+ / A-

O processo de adesão dos dois países nórdicos está bloqueado há meses pela Turquia e Hungria. O motivo invocado para a repetida não ratificação tem sido a presença dos refugiados curdos, em particular os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), nos dois países do norte da europa.

Ancara pretende que os dois territórios alterem a sua postura com a organização que consideram terrorista. Esta exigência já provocou manifestações contra o Islão em Estocolmo.

Mas no final de fevereiro, Mevlut Cavusoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, tinha já anunciado a retoma das negociações.

Após o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ter visitado a Finlândia e a Suécia, agendou nova negociação para esta quinta-feira.

A Suécia e a Finlândia fizeram o pedido de adesão à NATO, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia ter criado receios de segurança.

No entanto, a entrada de novos membros só é possível através da unanimidade dos 30 membros da Aliança Atlântica, que tem sido impedida pela Turquia e a Hungria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+