Tempo
|
A+ / A-

Choque entre comboios

Chefe da estação de comboios na Grécia acusado de homicídio por negligência

02 mar, 2023 - 17:39 • Redação

Acusações ao chefe da estação, de 59 anos, reveladas um dia após a sua detenção. De acordo com a agência Reuters, 10 passageiros continuam desaparecidos.

A+ / A-

O chefe da estação de comboios na cidade grega foi acusado de "homicídio por negligência" pelo erro que levou à colisão de dois comboios na noite de terça-feira. o chefe da estação de comboios que assumiu a responsabilidade pelo acidente que fez já 46 mortos.

As acusações podem ser puníveis com entre dez anos de cadeia e prisão perpétua.

Ao que tudo indica, os comboios - um de passageiros e outro de carga -, ambos operados pela empresa Hellenic Train, viajavam na mesma via em alta velocidade no momento do acidente, o que aponta para falha humana como causa do acidente.

Anteriormente, o porta-voz do governo da Grécia, Yiannis Economou, já tinha indicado que o chefe da estação tinha assumido a responsabilidade pelo acidente.

De acordo com a agência Reuters, 10 passageiros continuam desaparecidos.

Os comboios colidiram pouco antes da meia-noite local [22:00 em Lisboa] perto de Tempe, uma pequena cidade localizada num vale onde existe um túnel ferroviário, a cerca de 300 quilómetros a norte de Atenas. O choque provocou o descarrilamento de várias carruagens e pelo menos três incendiaram-se.

De acordo com os bombeiros, pelo menos 66 pessoas tiveram de ser hospitalizadas, seis das quais nos cuidados intensivos.

Os passageiros que sofreram ferimentos ligeiros ou que saíram ilesos foram transportados de autocarro para Tessalónica, a 130 quilómetros ao norte do país.

O governador regional da área da Tessália, Costas Agorastos, disse à televisão grega Skai que os dois comboios colidiram frontalmente e a alta velocidade.

A companhia ferroviária Hellenic Train indicou que o comboio de passageiros, que ligava Atenas à cidade de Tessalónica, no norte do país, transportava cerca de 350 pessoas no momento da colisão.

Segundo declarações do presidente da câmara de Tempe, Yorgos Manolis, à emissora pública ERT, muitos estudantes encontravam-se a bordo do comboio, após um fim de semana prolongado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+