Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade Juliette e ar polar fazem nevar nas praias de Espanha

28 fev, 2023 - 11:33

Combinação de fenómenos meteorológicos resultou num cenário de neve pouco usual no nordeste espanhol.

A+ / A-

Esta segunda-feira, várias praias do nordeste de Espanha acordaram sob um manto de neve, especialmente em San Sebastián e em Barcelona. Este fenómeno deve-se a uma combinação peculiar entre uma massa de ar polar, proveniente do Ártico, e a tempestade Juliette, formada no Mediterrâneo.

A conjugação de ambas as condições atmosféricas provocou a queda de neve em várias regiões de Espanha, sobretudo na Catalunha, Cantabria, País Basco e ilhas Baleares. Em Barcelona e em San Sebastián, chegaram a cair flocos de neve no areal.

Foi o caso da praia de Ondarreta, em San Sebastián, tal como nota um utilizador do Twitter.

De acordo com o jornal El País, também se registou queda de neve nos pontos mais altos das principais cidades espanholas, incluindo "nevões intensos" no topo da Serra de Tramontana, na ilha de Maiorca.

As temperaturas no nordeste espanhol chegaram a baixar até aos -18,6ºC. Segundo a Agência Meteorológica Espanhola (AEMET), as temperaturas negativas e fortes ventos frios vão se fazer sentir até à próxima quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+