Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Cerco russo a Bahkmut. Situação é cada vez mais complicada e trágica

28 fev, 2023 - 03:29 • Redação com Lusa

Desde o verão que as tropas russas tentam conquistar Bakhmut, devido à sua incontestada importância estratégica, com a cidade a tornar-se um símbolo da luta pelo controlo da região de Donbass, no leste da Ucrânia.

A+ / A-

A cidade ucraniana de Bakhmut está cercada. O comandante das forças terrestres da Ucrânia revelou, nos últimos minutos, que os militares do Grupo Wagner, ao serviço de Moscovo, estão a cercar a cidade.

"A situação em torno de Bakhmut está extremamente tensa", disse Oleksandre Syrsky, citado pelo centro oficial de imprensa do Exército ucraniano.

"O inimigo enviou as unidades mais bem preparadas do [grupo paramilitar] Wagner para atacar, que está a tentar ultrapassar a defesa das nossas tropas e cercar a cidade", acrescentou.

O próprio presidente ucraniano já tinha admitido que a situação é cada vez mais complicada em Bakhmut, no leste do país. Na mais recente comunicação em vídeo, Volodymyr Zelensky insistiu no pedido ao Ocidente para que enviem aviões de combate para a Ucrânia.

"A situação está a tornar-se cada vez mais complicada", disse o Presidente ucraniano na sua mensagem diária, esta segunda-feira.

“O inimigo destrói sistematicamente tudo o que pode ser usado para proteger as nossas posições", acrescentou, classificando os soldados ucranianos empenhados nessa batalha como "verdadeiros heróis".

Entretanto, as tropas ucranianas anunciaram que neutralizaram 60 ataques russos nas últimas horas, sobretudo no norte e leste do país.

Desde o verão que as tropas russas tentam conquistar Bakhmut, devido à sua incontestada importância estratégica, com a cidade a tornar-se um símbolo da luta pelo controlo da região de Donbass, no leste da Ucrânia.

Em comentários transmitidos pela televisão russa, o chefe da região de Donetsk (Ucrânia Oriental) nomeado por Moscovo, Denis Pushilin, garantiu que todas as estradas de acesso à cidade de Bakhmut estão "ao alcance das armas" das forças pró-russas.

As forças russas tentam há várias semanas cercar Bakhmut e conseguiram cortar várias estradas importantes para o fornecimento de tropas ucranianas.

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgueni Prigozhin reivindicou no sábado a captura pelos seus homens da aldeia de Iaguidne, localizada nos arredores a norte de Bakhmut.

[notícia atualizada às 10h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+