Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Rangel

Sanções da UE "estão a ter um efeito muito superior ao que é dito" na Rússia

24 fev, 2023 - 23:25 • João Malheiro

O eurodeputado do PSD admite, no entanto, que "Putin e o regime tem conseguido contornar as sanções". Paulo Rangel destaca o "valor simbólico" do 10.º pacote de sanções, aprovado esta sexta-feira.

A+ / A-

O eurodeputado Paulo Rangel acredita que os pacotes de sanções da União Europeia (UE) aplicados à Rússia "estão a ter um efeito muito superior ao que é dito".

À Renascença, o social-democrata aponta que "as estatísticas oficiais da Rússia que procuram demonstrar um impacto diminuto não são confiáveis".

O também vice-presidente do PSD admite, no entanto, que "Putin e o regime tem conseguido contornar as sanções".

"Nomeadamente, através da China ou da Índia e outros países que compram produtos à Europa mas depois revendem à Rússia", refere.

O eurodeputado reconhece que isso "torna as coisas mais difíceis, mas torna impossíveis" e reitera que as sanções "têm um impacto muito forte na Rússia e no financiamento da guerra".

Novo pacote de sanções "é o possível"

A União Europeia aprovou esta sexta-feira o 10.º pacote de sanções contra a Rússia, avança a presidência sueca do Conselho.

O reforço das sanções recebeu luz verde no dia em que se cumpre um ano desde o início da invasão russa da Ucrânia.

As medidas contra a Rússia incluem mais limitações às exportações e medidas contra instituições que apoiam a guerra e espalham propaganda.

Em reação, à Renascença, Paulo Rangel destaca o "valor simbólico" de um pacote de sanções aprovado no aniversário do conflito.

O eurodeputado considera que as medidas vêm "na continuidade das anteriores" e que "é o possível" dentro do que foram as negociações entre os países da UE.

"Este pacote de sanções é muito adequado e que tem todas as características para marcar uma data, infelizmente, tão relevante", conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+