Tempo
|
A+ / A-

EUA anunciam novo apoio militar à Ucrânia

24 fev, 2023 - 04:14 • Marisa Gonçalves com Agências

A lista de equipamentos, a ser divulgada no dia em que se assinala um ano de conflito, não inclui a entrega de aviões de combate, como reivindica Kiev.

A+ / A-

Os Estados Unidos da América (EUA) vão anunciar, esta sexta-feira, um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de dois mil milhões de dólares, de acordo com uma fonte oficial citada pela CNN Internacional.

A mesma fonte adianta que uma parte dos fundos será utilizada para financiar a produção de munições, nos Estados Unidos.

A lista de material militar a enviar para a Ucrânia irá incluir mísseis HIMARS, vários tipos de veículos aéreos não tripulados, equipamento de limpeza de minas e equipamento de comunicações. Excluída fica a entrega de aviões de combate, tal como tem vindo a pedir o Governo de Kiev.

Em entrevista à CNN Internacional, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, declarou: “Os caças F-16 não são capacidade fundamental de que a Ucrânia precisa nas suas necessidades atuais”.

Na mesma entrevista, Jake Sullivan reitera que os Estados Unidos estão preparados para “apoiar a Ucrânia a longo prazo” e garante que “a Rússia já perdeu esta guerra”.

Também esta sexta-feira, dia em que se passa um ano desde a invasão russa da Ucrânia, a administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, deverá anunciar mais sanções contra Moscovo.

Em comunicado, o Conselho Europeu veio expressar apoio ao Governo de Kiev, no "plano político, económico, humanitário, financeiro e militar” e comunica que se prepara para adotar um décimo pacote de sanções contra a Rússia, o que deve acontecer esta sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+