Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"É impossível acabar a guerra com Putin no poder", diz ex-correspondente na Rússia

24 fev, 2023 - 17:38 • Filipa Ribeiro

Vitaly Gnatyuk foi correspondente da Renascença em Moscovo. É ucraniano e viveu na Rússia nos últimos 45 anos. Um ano depois do início do conflito diz-se surpreendido com a duração da guerra, acreditando que a vitória da Ucrânia vai acabar com o regime de Putin, que foi seu colega na universidade.

A+ / A-

Deixou Moscovo, no ano passado, por causa da guerra e mudou-se para Portugal. Vitaly Gnatyuk não imaginava que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia fosse durar tanto tempo. “Eu achava que ia acabar mais cedo, no Verão”, começa por dizer em entrevista na Renascença.

Para Vitaly Gnatyuk, foi a cautela inicial do Ocidente em dar apoio à Ucrânia que dificultou a resolução do conflito e o arrastou até hoje. Ainda assim, apesar de lamentar o receio inicial do Ocidente em fornecer mais armas, Vitaly compreende os atrasos devido às dificuldades e a preocupações.

Vitaly Gnatyuk não acreditava que a Rússia pudesse levar a cabo uma guerra tão sangrenta. Diz que utilizando a razão e olhando friamente para a invasão era possível imaginar que o conflito atingisse a dimensão atual, ainda assim, como foi colega de Vladimir Putin na universidade, defende que achava que o Presidente russo fosse mais inteligente. “Ele é doente”, acrescenta.

Natural da Ucrânia e com a vida feita em Moscovo, Vitaly Gnatyuk deixou para trás amigos e família, tanto na Ucrânia como na Rússia.

Sobre os amigos russos, confessa ter tido muitas desilusões. “Há uma coisa inimaginável que é a propaganda. As pessoas continuam a ver televisão e a propaganda aumentou ainda mais. Já não tem cura, aquilo funciona mesmo! Eles são especialistas muito bons em decidir o que deve ser transmitido nas televisões”, diz Vitaly, referindo-se ao poder de influência do Kremlin nas televisões russas. De acordo com o antigo correspondente da Renascença, é a propaganda que muda o "mindset" dos que vivem na Rússia.

Já a família que tem na Ucrânia, procura abrigar-se todos os dias saindo de casa raramente, conta.

Um ano depois do início da guerra, o coração de Vitaly pede que a guerra acabe o mais depressa possível, “ainda este ano se Deus tiver piedade de nós”, diz.

Se não for este ano, chuta o fim do conflito e do regime de Vladimir Putin para 2024. Não acredita que o fim da guerra seja possível com o Presidente russo ainda no poder, porque, de acordo com Vitaly, Putin tem na cabeça a missão de reconstruir a Rússia do século XVII, no século XXI.

Ucrânia. 365 dias de guerra em 4 minutos
Ucrânia. 365 dias de guerra em 4 minutos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+