Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proteção de dados

Funcionários da Comissão Europeia proibidos de usar o TikTok em dispositivos oficiais

23 fev, 2023 - 12:19 • Joana Azevedo Viana

Funcionários do executivo comunitário receberam email a indicar que têm até 15 de março para desinstalar a app chinesa dos seus dispositivos oficiais e também de dispositivos pessoais em que usem apps da Comissão.

A+ / A-

Os serviços informáticos da Comissão Europeia pediram a todos os funcionários do executivo comunitário que desinstalem a aplicação TikTok de todos os dispositivos tecnológicos de trabalho, bem como de aparelhos pessoais em que usem apps ligadas à CE, invocando preocupações com a proteção de dados em território europeu.

O pedido para desinstalar a rede social chinesa foi comunicado via email a todos os funcionários esta quinta-feira de manhã, avança o site de notícias Euractiv, que teve acesso à comunicação interna.

"Para proteger os dados da Comissão e aumentar a sua cibersegurança, o conselho de administração corporativa da CE decidiu suspender a aplicação TikTok de todos os aparelhos corporativos e pessoais registados nos serviços de dispositivos móveis da Comissão", é indicado no email.

O pedido deve ser atendido "o mais rápido possível" e no máximo até 15 de março. Aqueles que não cumprirem o prazo deixarão de ter acesso a apps de trabalho como o email interno da CE e o Skype para empresas.

Contactado pela Euractiv, um assessor do TikTok disse que a empresa chinesa está "desapontada com esta decisão", que diz ter por base "equívocos fundamentais" sobre a app.

"Contactámos a Comissão para esclarecer tudo e explicar como protegemos os dados dos 125 milhões de pessoas que, por toda a União Europeia, usam o TikTok todos os meses", indicou a mesma fonte.

Em novembro, o TikTok tinha admitido que é possível aceder aos dados pessoais de utilizadores da app em todo o mundo a partir da sede da empresa na China, na sequência de revelações da revista Forbes sobre a app estar a ser usada para espiar jornalistas.

Na sequência destas denúncias, o uso do TikTok foi recentemente banido em todos os aparelhos eletrónicos do Governo dos EUA, quer ao nível federal quer ao nível estatal. Apesar de ainda nenhum executivo europeu ter seguido o exemplo, há cerca de um mês o Politico noticiou que as autoridades dos Países Baixos deram indicações a todos os departamentos do Governo para que não usem o TikTok.

Também em janeiro, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, esteve em Bruxelas para um encontro com as autoridades da UE, que deixaram claro que a empresa tem um longo caminho a percorrer para reconquistar a confiança do bloco europeu. Em março, Shou vai ao Congresso norte-americano prestar esclarecimentos sobre a proteção de dados dos utilizadores nos EUA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    23 fev, 2023 Paços 16:18
    Aos poucos o histerismo vai-se instalando na UE...
  • Rui
    23 fev, 2023 Leiria 13:23
    Viva a censura dos novos fascistas/nazis!

Destaques V+