Tempo
|
A+ / A-

Ciclone Freddy prestes a atingir Moçambique. Governo declara alerta vermelho

23 fev, 2023 - 12:33 • Teresa Paula Costa , João Cunha

Ciclone provocou cinco mortos e mais de 16 mil feridos na passagem por Madagáscar. Nesta quinta-feira deve entrar em Moçambique em direção ao Zimbabué.

A+ / A-

O Governo de Moçambique declarou alerta vermelho devido à aproximação do ciclone Freddy, anunciou esta quinta-feira o site Euronews.

Segundo as mais recentes previsões, o Freddy deverá entrar em território moçambicano nas próximas horas, a sul da cidade da Beira, podendo cair, nas próximas 72 horas, 300 litros de chuva por metro quadrado.

Em declarações à Rádio Moçambique, Luísa Melque, presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, disse que “haverá muita chuva, precipitação intensa a nível do sul da cidade da Beira que também irá afetar a região de Inhambane”.

A responsável indica ainda que “a precipitação estará entre 100 a 200 mm”, mas que, “em alguns pontos, poderá subir até aos 300 mm em 72 horas”, podendo ainda vir a afetar as províncias moçambicanas de Sofala e Gaza.

Face a estas previsões, o Governo moçambicano decretou o alerta vermelho e colocou os serviços de emergência em prontidão.


Com ventos de cerca de 130 quilómetros por hora, o ciclone Freddy passou já por Madagáscar, onde provocou pelo menos cinco mortos e cerca de 16 mil feridos.

Pelo menos 16.700 pessoas foram afetadas pelos estragos do ciclone e cerca de 4.500 casas ficaram destruídas ou inundadas, segundo as autoridades locais de Madagáscar.

Apesar desta realidade, os especialistas consideram que a devastação poderia ter sido pior. A expectativa é a de que o ciclone ganhe nova força à passagem por Moçambique.

Em 2019, o ciclone Ídai provocou cerca de 520 mortos e deixou milhares de pessoas desalojadas em Moçambique.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+