Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Saída da Rússia do tratado New START é "erro grave", diz Biden

22 fev, 2023 - 15:34 • Lusa

A princípio, o Presidente dos Estados Unidos disse, a brincar, que "não tinha tempo" para comentar a decisão ontem anunciada por Putin. No entanto, logo a seguir, depois de uma pausa, comentou: "grande erro".

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Joe Biden, considerou esta quarta-feira que o homólogo russo, Vladimir Putin, cometeu um "erro grave" ao suspender a participação de Moscovo no último tratado remanescente do controlo de armas nucleares entre os Estados Unidos e a Rússia.

Ao comentar pela primeira vez a decisão russa, anunciada terça-feira por Putin, Biden, que está na Polónia para se reunir com os aliados do flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), condenou a decisão russa de se retirar do Tratado de Desarmamento Nuclear START III, também conhecido por New START.

Quando Biden entrou no palácio presidencial em Varsóvia para uma reunião com países do flanco oriental da NATO, um jornalista pediu-lhe que reagisse à decisão de Putin.

A princípio, o Presidente dos Estados Unidos disse, a brincar, que "não tinha tempo". No entanto, logo a seguir, depois de uma pausa, comentou: "grande erro".

Terça-feira, no discurso sobre o estado da nação, Putin disse que Moscovo vai retirar-se do tratado por causa do apoio dos Estados Unidos à Ucrânia e acusou Washington e os aliados da NATO de trabalharem abertamente para a destruição da Rússia.

A decisão de suspender a cooperação russa com as inspeções a mísseis e ogivas nucleares do tratado acontece depois de Moscovo ter cancelado, no final de 2022, as negociações que pretendiam salvar um acordo que ambos os lados se acusaram mutuamente de o violar.

Hoje, os deputados da Câmara Baixa do Parlamento russo (Duma) por unanimidade a proposta de Putin, que entrará em vigor após a publicação oficial.

De acordo com o texto da lei, só o Presidente da Rússia pode vir a decidir "no futuro" se Moscovo regressa ao cumprimento das obrigações no quadro do tratado de controlo de armas, o último que estava vigente entre Moscovo e Washington.

O New START foi assinado em Praga a 08 de abril de 2010 pelos antigos chefes de Estado norte-americano, Barack Obama, e russo Dmitri Medvedev e limitou o número de armas nucleares estratégicas a um máximo de 1.550 ogivas nucleares e 700 sistemas balísticos (terra, mar e ar) para cada uma das potências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 fev, 2023 Lisboa 16:07
    O que temos aqui é uma chantagem russa, nada mais: "ou param com o apoio à Ucrânia, ou suspendemos a nossa participação no tratado New START. Na prática, este já estava suspenso desde o ano passado quando a Rússia recusou acesso e fornecimento de dados à equipe de inspeção. E todos sabem o que acontece quando se cede a um chantagista: ele volta sempre para mais. Cediam à chantagem russa e hoje, era acabar o apoio à Ucrânia, amanhã era expulsar da NATO todos os países que entraram após o desaparecimento da URSS, depois era ficar mudo e quedo enquanto a Rússia atacava e ocupava os Países vizinhos, até o dia em que a Rússia diria para baixarmos as bandeiras e permitirmos a ocupação "pacífica" da Europa, senão era pior para nós. Antes exibir agora a determinação que faltou quando a Rússia invadiu a Geórgia, fez massacres na Chechénia, anexou a Crimeia, assassinou opositores politicos em solo Europeu, etc, que ceder a uma chantagem russa.

Destaques V+