Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreia do Norte dispara dois mísseis de curto alcance

20 fev, 2023 - 03:32 • Lusa

A influente irmã do dirigente norte-coreano Kim Jong Un ameaçou ripostar aos exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington.

A+ / A-

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance, anunciou o exército sul-coreano, menos de 48 horas após os exercícios militares conjuntos entre Washington e Seul.

Inicialmente, os responsáveis militares da Coreia do Sul tinham apenas referido o lançamento de um míssil.

"Os nossos militares detetaram dois mísseis balísticos de curto alcance disparados esta manhã a partir das zonas de Sukchon na província de Pyongan do Sul entre as 07h00 e as 07h01 (hora local)", declarou o estado-maior sul-coreano.

Em simultâneo, a influente irmã do dirigente norte-coreano Kim Jong Un ameaçou ripostar aos exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington.

"A utilização do Pacífico como campo de tiro depende [das ações] das forças americanas", declarou Kim Yo Jong, em comunicado publicado pela agência oficial KCNA.

Yo Jong também ameaçou Seul e Washington com ações "equivalentes" após as manobras conjuntas que efetuaram no domingo com o envolvimento de bombardeiros estratégicos B-1, uma ação para responder ao lançamento na sexta-feira de um míssil balístico intercontinental de Pyongyang que no sábado se despenhou em águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) japonesa.

"Estamos ao corrente sobre a recente aceleração na península coreana dos movimentos de forças dos Estados Unidos com capacidade de ataques estratégicos", acrescentou a dirigente norte-coreana.

Pyongyang ameaçou previamente com uma resposta "sem precedentes" às manobras militares anuais de primavera que Seul e Washington estão a preparar para março, e que o regime qualificou de "preparativos para uma guerra de agressão".

Na sexta-feira, a Coreia do Norte lançou o seu Hwasong-15 ICBM a partir da costa leste, no primeiro teste do género desde 01 de janeiro, que caiu no mar do Japão.

Em resposta a este lançamento, o Governo nipónico, pela voz do primeiro-ministro, Fumio Kishida, condenou um ato "escandaloso" que "aumentou a provocação contra a comunidade internacional".

"Continuaremos a colocar todos os esforços na recolha de informação, advertência e vigilância, e trabalharemos em estreita colaboração com os Estados Unidos e também com a Coreia do Sul", acrescentou Kishida.

Na próxima semana, os exércitos sul-coreano e norte-americano também realizam um exercício teórico no Pentágono que simula um ataque nuclear de Pyongyang.

Em 2022, a Coreia do Norte realizou um número recorde de lançamento de mísseis, cerca de meia centena, em muitos casos em resposta a manobras conjuntas dos dois aliados e ao reforço da presença estratégica dos EUA na península.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+