Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lukashenko afirma a Putin que Bielorrússia pode produzir aviões de combate

18 fev, 2023 - 00:42 • Lusa

O presidente bielorrusso, que se encontrou com Putin na propriedade Novo-Ogaryovo, perto da capital, Moscovo, especificou que existem pelo menos três fábricas, duas militares e uma civil, que fabricam componentes para a aviação.

A+ / A-

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, assegurou hoje, num encontro com o homólogo russo, Vladimir Putin, que Minsk está disposta a produzir aviões Sukhoi Su-25 no seu território caso receba apoio tecnológico de Moscovo.

“A Bielorrússia está pronta, com algum apoio técnico do lado russo, para lançar a produção de aeronaves de combate”, afirmou, acrescentando que as fábricas de armas bielorrussas já produzem até mil componentes para aeronaves MC-21 e Superjet 100.

O presidente bielorrusso, que se encontrou com Putin na propriedade Novo-Ogaryovo, perto da capital, Moscovo, especificou que existem pelo menos três fábricas, duas militares e uma civil, que fabricam componentes para a aviação.

“Estamos fazendo todo o possível para superar as barreiras que são criadas artificialmente para nós”, disse, acrescentando que cooperam regularmente com empresas da indústria automotiva, como Maz ou Kamaz, segundo a agência de notícias BelTA.

O presidente bielorrusso indicou que Minsk e Moscovo cumpriram 100% dos acordos com a Rússia na área de segurança e que há “avanço na indústria de microeletrónica”, algo com o qual Putin também concordou.

“Estamos a aumentar as oportunidades no campo, antes de tudo, da cooperação industrial”, afirmou, destacando a “sinergia” de oportunidades do setor com a força das empresas dos dois países, conforme noticiado pela agência de notícias TASS.

Na reunião, Lukashenko e Putin discutiram questões de segurança, cooperação militar e economia.

O último encontro entre os dois ocorreu no final de dezembro do ano passado, em São Petersburgo, durante uma cúpula informal da Comunidade de Estados Independentes (CEI).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+