Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bulgária. Uma criança entre os 18 imigrantes mortos encontrados em camião abandonado

17 fev, 2023 - 17:27 • Rosário Silva

Ministério do Interior diz que o veículo transportava madeira e escondia mais de três dezenas de pessoas. As autoridades procuram os condutores que fugiram.

A+ / A-

Pelo menos 18 pessoas, incluindo uma criança, foram encontradas mortas no interior de um camião abandonado perto Sófia, capital da Bulgária.

Segundo a notícia do jornal The Guardian, que cita a Reuters,, além da madeira, o camião transportava imigrantes ilegais escondidos num compartimento.

O pesado foi encontrado perto da aldeia de Lokorsko, refere fonte do Ministério do Interior, adiantando que a polícia está à procura dos motoristas que terão fugido do local.

Trinta e quatro pessoas, incluindo cinco crianças, foram levadas para vários hospitais em Sófia, já que algumas estavam em estado crítico, embora estável, segundo disse aos jornalistas o ministro da saúde.

"Havia falta de oxigénio no camião. Estavam gelados, molhados e não comiam há vários dias", descreveu Asen Medzhidiev.

A Bulgária está localizada numa rota muito utilizada por imigrantes do Médio Oriente e do Afeganistão para entrar na União Europeia. A maioria não fica no país, procurando seguir para os países mais ricos da Europa ocidental, caindo frequentemente nas teias de redes de exploração e tráfico de pessoas.

Em 2015, três camionistas búlgaros foram presos e posteriormente acusados da morte de 71 pessoas encontradas mortas ao lado de uma autoestrada austríaca.

Em dezembro último, a Bulgária foi mesmo impedida de entrar no espaço Schengen, sem passaporte da UE, pela Áustria e os Países Baixos por preocupações
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+