Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Alemanha incentiva aliados a enviar tanques Leopard para a Ucrânia

17 fev, 2023 - 14:16 • Redação com Reuters

O líder alemão, Olaf Scholz, disse que facilitaria esta decisão com o fornecimento de logística, reposição de 'stocks' e treino aos soldados ucranianos.

A+ / A-

O chanceler alemão disse que os países aliados, que possam entregar tanques de guerra à Ucrânia, devem fazê-lo agora.

Olaf Scholz avançou que facilitaria esta decisão com o fornecimento de logística, reposição de 'stocks' e treino aos soldados. "Para mim, este é um exemplo do tipo de liderança que as pessoas podem esperar da Alemanha", disse na Conferência de Segurança de Munique.

No meio da crescente pressão internacional, no mês passado, o governo alemão anunciou a entrega planeada de tanques modernos Leopard 2 do exército para ajudar a Ucrânia a defender-se das tropas russas.

A Alemanha ainda está à espera que alguns parceiros europeus deem seguimento às próprias promessas, apesar de anteriormente ter sido acusada de estar a bloquear a decisão numa fase inicial por alegadamente recear uma potencial escalada do conflito.

"A Alemanha é o maior apoiante militar da Ucrânia na Europa”, disse Scholz, na reunião anual de políticos, diplomatas, responsáveis militares e chefes de topo da indústria de Defesa.

Entretanto, a empresa alemã que fabrica estes carros de combate ofereceu-se para aumentar a sua produção se houver um consenso político, após o debate aberto realizado nas últimas semanas sobre o envio dos blindados.

Portugal vai enviar três tanques de guerra Leopard 2 para a Ucrânia no próximo mês de março.

Sem tabus

Já o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que não deveria haver tabus no fornecimento de armas à Ucrânia, uma vez que este país necessita de armas para defender a sua soberania.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, afirmou: "Temos um entendimento comum com os Países Baixos de que não deve haver tabu sobre o fornecimento e apoio de armas ao nosso exército, à nossa Ucrânia, porque apoia e protege a nossa soberania".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+