Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ativistas bloquearam pistas de jatos privados no Dia dos Namorados

14 fev, 2023 - 20:15 • Lusa

Cascais foi um dos locais visados. Pelo menos mais de 200 pessoas participaram nos protestos, com mais de 50 cientistas, indica a organização.

A+ / A-

Ativistas ambientais levaram a cabo pelo menos 16 ações de bloqueio em terminais de jatos privados, espalhados por 11 países.

Em comunicado, a campanha "Make Them Pay" esteve ativa em Portugal, num terminal privado em Cascais.

A ação também contemplou outros países como Espanha, Reino Unido, Itália, Países Baixos, Austrália, Bélgica e Estados Unidos.

A campanha é apoiada pelas organizações "Scientist Rebellion", "Exctinction Rebellion" e "Stray Grounded".

Pelo menos mais de 200 pessoas participaram nos protestos, com mais de 50 cientistas, indica a organização.

É consensual que os jatos privados são nocivos para o ambiente e responsáveis por uma boa quantia de emissões carbónicas, prejudiciais para a camada de ozono.

Este tipo de aviões são, em média, 10 vezes mais intensivos em termos de emissões de carbono do que os aviões comerciais e 50 vezes mais poluentes do que os comboios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+