Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canadá

Trudeau mandou abater o objeto voador suspeito detetado pelos EUA

11 fev, 2023 - 21:57 • Carlos Calaveiras

É o terceiro caso dos últimos dias. Os outros dois acabaram abatidos pelas autoridades norte-americanas.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, mandou abater um objeto voador não identificado que entrou sem autorização no espaço aéreo do país.

O alerta tinha sido lançado pela Agência Norte-Americana de Defesa Aérea (NORAD), que detetou e estava a monitorizar mais um “objeto” estranho que estava a passar sobre o norte do Canadá.

Aviões militares na região, precisamente entre o Canadá e o Alasca, abateram o objeto, por ordem de Trudeau.

"Ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadiano. O Comando NORAD abateu o objeto sobre o Yukon. Aviões canadianos e norte-americanos foram destacados e um F-22 disparou com sucesso contra o objeto", revelou confirmou o primeiro-ministro canadiano.

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, Justin Trudeau disse que conversou com o Presidente norte-americano, Joe Biden, este sábado à tarde, sobre a questão do objeto não identificado.

As forças canadianas vão agora recolher e analisar os destroços da aeronave, segundo Justin Trudeau. O FBI está a colaborar com as autoridades de Otava.

O primeiro-ministro canadiano não avançou mais pormenores sobre o caso.

A ministra canadiana da Defesa, Anita Anand, avançou mais tarde em conferência de imprensa que o objeto, que foi abatido a uma altitude a 40 mil pés, terá “uma forma cilíndrica”.

De acordo com Anita Anand, o objeto "parece ser mais pequeno do que aquele que foi abatido ao largo da Carolina do Norte", mas semelhante, numa referência ao balão de vigilância chinês abatido esta semana, nos Estados Unidos.

"Pretendemos agora recolher os destroços do objeto para sabermos mais sobre ele. Depois daremos mais informações", adiantou a ministra da Defesa do Canadá.

Não é, para já, claro de que objeto se tratava ou se está relacionado com o alegado balão espião chinês, ou com o outro objeto não identificado que foi abatido pelos Estados Unidos esta sexta-feira.

É o terceiro objeto voador não identificado abatido só nos últimos dias, nos Estados Unidos e no Canadá.

[atualizado às 00h50 - com declarações da ministra canadiana da Defesa]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+