Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jens Stoltenberg deixa liderança da NATO no final de setembro

12 fev, 2023 - 12:45 • Lusa

O ex-primeiro-ministro norueguês assumiu a liderança da Aliança Atlântica a 1 de outubro de 2014.

A+ / A-
Jens Stoltenberg - secretário-geral da NATO Foto: Juan Carlos Hidalgo/EPA
Jens Stoltenberg - secretário-geral da NATO Foto: Juan Carlos Hidalgo/EPA
Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, no Parlamento Europeu (28/04/2022). Foto: Olivier Hoslet/EPA
Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, no Parlamento Europeu (28/04/2022). Foto: Olivier Hoslet/EPA

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, no cargo desde 2014, pretende deixar a Aliança Atlântica no final do atual mandato, que termina em outubro, anunciou este domingo uma porta-voz da organização.

"[Stoltenberg] não tem a intenção de pedir um novo prolongamento do mandato", afirmou a porta-voz na NATO, Oana Lungescu, lembrando que o mandato do secretário-geral foi prorrogado três vezes, estando nove anos no cargo.

Em março de 2022, após a invasão russa da Ucrânia, os dirigentes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) decidiram prolongar o mandato de Stoltenberg até 30 de setembro deste ano.

Esperava-se que o economista e político norueguês, ex-primeiro-ministro da Noruega (2005/2013) e antigo líder do Partido Trabalhista (até 2013) assumisse o cargo de chefe do Banco Central nos meses seguintes, mas acabou por desistir do cargo.

O ex-primeiro-ministro norueguês, que completa 64 anos em março, assumiu a liderança da Aliança Atlântica a 1 de outubro de 2014.

Primeiro chefe da NATO oriundo de um país que faz fronteira com a Rússia, o mandato de Stoltenberg começou praticamente ao mesmo tempo que a confrontação entre Moscovo e Kiev, alguns meses após a anexação russa da península ucraniana da Crimeia.

Com a gestão da crise afegã e das críticas norte-americanas dirigidas à NATO durante a presidência de Donald Trump (2017-2021), os nove anos são largamente marcados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, às portas da Europa.

Sob a liderança de Stoltenberg, a NATO iniciou uma profunda mudança para se adaptar e responder aos desafios impostos por Moscovo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+