Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Portugal envia três tanques Leopard em março

08 fev, 2023 - 16:21 • Ricardo Vieira

A notícia foi avançada pelo primeiro-ministro durante um debate na Assembleia da República de preparação para o próximo Conselho Europeu.

A+ / A-

Portugal vai enviar três tanques de guerra Leopard 2 para a Ucrânia no próximo mês de março, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

A notícia foi avançada pelo chefe do Governo durante um debate na Assembleia da República de preparação para o próximo Conselho Europeu.

"Neste momento temos em execução o plano de recuperação e de manutenção dos tanques Leopard 2 e, de acordo com a execução do plano, estamos em condições de poder dispensar três no próximo mês de março e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, declarou António Costa, em resposta a uma questão da oposição.

Portugal tem nas suas fileiras um total de 37 tanques de guerra Leopard 2, de fabrico alemão, considerados dos melhores blindados do mundo. No entanto, a maioria destes carros de combate não está no nível de prontidão definido pela NATO para serem enviados para um cenário de conflito.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou na terça-feira durante uma visita surpresa à capital da Ucrânia que o país irá receber mais de 100 tanques Leopard 1 de vários países da União Europeia.

Estes tanques de guerra, que são o modelo mais antigo, somam-se aos Leopard 2, cujo envio tinha sido já anunciados anteriormente anteriormente, o que vai permitir equipar pelo menos três batalhões até ao primeiro ou segundo trimestre de 2024, revelou Pistorius.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+