Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Turquia e Síria. Unicef preocupada com distribuição de água potável

08 fev, 2023 - 16:03 • Carla Fino , Rosário Silva

A organização das Nações Unidas para a Infância já está no terreno e diz-se “profundamente preocupada” com a situação das vítimas afetadas pelo sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou o sul da Turquia e o norte da Síria.

A+ / A-

Depois de a Turquia ter oficializado o pedido de ajuda, a Unicef já está no terreno para apoiar as equipas de resgate e salvamento na sequência do sismo de segunda-feira.

A agência das Nações Unidas para a Infância está “profundamente preocupada” com a situação das vítimas afetadas pelo sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou o sul da Turquia e o norte da Síria.

“Com o clima extremo que já dificulta a vida a muitas crianças, famílias e comunidades, estamos profundamente preocupados por esta emergência aumentar as condições perigosas já enfrentadas por muitos nestas regiões”, refere a organização que está já a colaborar com vários parceiros para atender às necessidades das crianças e comunidades.

Em declarações à Renascença, a representante em Portugal da UNICEF, Beatriz Imperatori, revela que, para além de apoiar as equipas de resgate e salvamento, outra das prioridades é evacuar, para zonas seguras, as crianças institucionalizadas.

“Há aqui também uma área muito importante que é a da evacuação para espaços seguros de crianças institucionalizadas, estou a falar da Turquia. A Unicef fica responsável por retirá-las das casas onde estão e levá-las para sítios seguros”, afirmou.

A responsável sublinha que outra das preocupações passa por “assegurar o acesso e a distribuição de água potável”, o que está a acontecer “desde há dois dias através de camiões-cisterna, num apoio que se manterá, pelos menos nos próximos tempos”.

Na terça-feira, a Unicef já tinha manifestado elevada preocupação pela forte vulnerabilidade da população afetada, sobretudo, na Síria.

A agência das Nações Unidas dedicada à proteção das crianças disse mesmo temer que milhares de menores possam ter morrido nos sismos registados, na segunda-feira, na Turquia e na Síria.

A agência concentra, por isso, esforços no fornecimento de água potável e serviços de saneamento às comunidades afetadas na Síria, com o objetivo de prevenir o aparecimento de doenças, trabalhando também para identificar, as crianças que estão sozinhas e reuni-las às suas famílias ou garantir-lhes proteção.

Esta semana, todas as escolas das áreas afetadas da Turquia e da Síria estarão fechadas, mas a Unicef vai ajudar as crianças a voltarem à escola "assim que for seguro", o que as ajudará a "restaurar algum sentido de normalidade no meio do caos".

O sismo com magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na segunda-feira, já causou a morte de mais de 11 mil pessoas na Turquia e na Síria, deixando também milhares de feridos e outros milhares sem abrigo no frio glacial que se faz sentir na região, mas o número continua a ser provisório.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+