Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Chefe dos serviços secretos militares vai para ministro da Defesa, diz deputado

05 fev, 2023 - 23:28 • Lusa

A substituição deverá ser antes de uma esperada ofensiva russa e segue-se a escândalos de corrupção envolvendo o gabinete do ministro da Defesa.

A+ / A-

O chefe dos serviços secretos militares ucranianos, Kyrylo Budanov, vai substituir Oleksiï Reznikov como ministro da Defesa, anunciou este domingo o deputado David Arakhamia.

"A guerra dita os movimentos de pessoal", explicou o deputado.

"Os tempos e as circunstâncias obrigam a um reforço e a uma concentração. Isto é o que está a acontecer agora e continuará no futuro", acrescentou o deputado, sem especificar a data prevista da remodelação ministerial.

A substituição deverá ser antes de uma esperada ofensiva russa e segue-se a escândalos de corrupção envolvendo o gabinete do ministro da Defesa.

Kyrylo Budanov, 37 anos, "chefiará o Ministério da Defesa, o que faz todo o sentido em tempo de guerra", disse o deputado.

Oleksiï Reznikov, 56 anos, será nomeado ministro das Indústrias Estratégicas, acrescentou.

"O inimigo está a preparar-se para avançar. Estamos a preparar-nos para nos defender", disse ainda.

Oleksiï Reznikov, uma das figuras mais conhecidas da guerra na Ucrânia, foi nomeado ministro da Defesa em novembro de 2021 e ajudou a permitir o fornecimento de armas ocidentais às forças ucranianas para tentar neutralizar as tropas russas, que invadiram o país há quase um ano.

Mas o seu Ministério tem sido manchado por escândalos de corrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+