Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Pervez Musharraf, antigo Presidente do Paquistão

05 fev, 2023 - 10:14 • Lusa

Pervez foi um dos aliados dos Estados Unidos na sua "guerra contra o terrorismo" após os ataques de 11 de setembro. Tinha 79 anos.

A+ / A-

O antigo Presidente do Paquistão Pervez Musharraf (2001-2008) morreu no Dubai, aos 79 anos, na sequência de doença prolongada, anunciou este domingo o exército.

Responsáveis militares "expressam sinceras condolências pela morte do general Pervez Musharraf", de acordo com um breve comunicado do gabinete de imprensa do exército.

"Que Alá abençoe a alma do defunto e dê força à família enlutada", acrescentou.

Musharraf, um dos aliados dos Estados Unidos na sua "guerra contra o terrorismo" após os ataques de 11 de setembro, chegou ao poder na sequência de um golpe de Estado em 1999.

Assumiu a presidência em 2001, no mesmo ano dos atentados em Nova Iorque, permanecendo à frente do Paquistão até 2008.

Musharraf sobreviveu a pelo menos três tentativas de assassínio da Al-Qaida. Durante os nove anos em que esteve no poder, o Paquistão viu a economia descolar, a classe média a crescer, os meios de comunicação a serem liberalizados e o exército a jogar a sua cartada de apaziguamento com a Índia.

Porém, os seus opositores denunciaram repetidamente a forma como dominava o poder, apontando a demissão "ilegal" de juízes do Supremo Tribunal, a imposição do estado de emergência ou o sangrento ataque, no verão de 2007, a islamitas fortemente armados que se abrigaram na Mesquita Vermelha em Islamabad.

Ex-comando de elite, Pervez Musharraf, que nasceu em Deli, a 11 de agosto de 1943, quatro anos antes da separação do Paquistão, assumia o comando do Estado-maior do exército quando derrubou o Governo civil de Nawas Sharif, em outubro de 1999, num golpe em que não houve derramamento de sangue.

Declarou-se Presidente em junho de 2001, antes de vencer um controverso referendo em abril de 2002, tendo sido último líder militar do Paquistão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+