Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha tem provas na "casa dos três dígitos" de crimes de guerra na Ucrânia

04 fev, 2023 - 10:09 • Redação com Reuters

Procurador-geral alemão vê, por isso, a necessidade de um processo judicial a nível internacional.

A+ / A-

A Alemanha tem provas de crimes de guerra na Ucrânia, revelou este sábado o procurador-geral do país em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag. Peter Frank adianta que, até agora, o número de provas está na casa dos três dígitos, e que vê, por isso, a necessidade de um processo judicial a nível internacional.

O procurador-geral alemão revela que para já, as autoridades alemãs estão concentradas nos assassinatos em Bucha nos arredores de Kiev e nos ataques contra a infraestruturas civis, cometidos logo após a invasão russa.

A Alemanha começou a recolher provas acerca de possíveis crimes de guerra em março de 2022. No entanto, os procuradores alemães ainda não estão a investigar indivíduos específicos, garante Frank.

"Estamos a preparar-nos para um possível caso de tribunal mais tarde, seja connosco na Alemanha, seja com os nossos parceiros internacionais, seja num tribunal internacional", acrescentou.

Questionado sobre quem deveria ser julgado, Frank referiu que os líderes estatais russos e aqueles que implementam decisões ao mais alto nível militar deveriam ser responsabilizados.
A Ucrânia está a pressionar a comunidade internacional para a criação de um tribunal especial para processar os líderes militares e políticos russos que considera responsáveis pelo início da guerra.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+