Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Realizador iraniano Jafar Panahi libertado após greve de fome

03 fev, 2023 - 16:50 • Lusa

Está detido desde julho de 2022 por "propaganda contra o regime".

A+ / A-

O realizador iraniano Jafar Panahi foi libertado, esta sexta-feira, dois dias depois de ter iniciado uma greve de fome numa prisão em Teerão, revelou o Centro pelos Direitos Humanos no Irão.

De acordo com a agência France-Presse, que cita aquela organização não-governamental sediada em Nova Iorque, Jafar foi libertado depois de ter sido paga uma caução.

Jafar Panahi, 62 anos, e um dos mais acarinhados e premiados realizadores iranianos da atualidade, iniciou na quarta-feira uma greve de fome, em protesto por continuar detido na prisão de Evin, em Teerão, mesmo depois de a sua sentença de prisão ter sido declarada nula.

Estava na prisão desde julho de 2022 por "propaganda contra o regime".

Foi detido a 11 de julho porque se apresentou em tribunal para acompanhar a detenção de um outro realizador iraniano, Mohammad Rasoulof, no âmbito de protestos contra o governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+