Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cancro da Mama

OMS tem plano para evitar 2,5 milhões de casos de cancro da mama

03 fev, 2023 - 18:39 • Lusa

A nova estrutura da Iniciativa Global Contra o Cancro da Mama é lançada na véspera do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou esta sexta-feira um plano para tentar evitar dois milhões e meio de casos de cancro da mama em todo o mundo até 2040.

A agência da ONU recomenda aos países que apliquem os três níveis de promoção da saúde - deteção precoce, diagnóstico atempado e tratamento completo - e estabelece objetivos para atingir a referida meta.

Em relação aos programas de deteção precoce, o objetivo é diagnosticar e tratar 60% dos tumores numa fase inicial, assinalando-se que diagnosticar o cancro nos 60 dias após a deteção pode melhorar os resultados do tratamento e que este deve começar três meses após se ter conhecimento da doença.

De acordo com o plano, o outro objetivo é que pelo menos 80% das pacientes completem o tratamento recomendado.

A OMS chama a atenção para a grande diferença na taxa de sobrevivência entre países e regiões do mesmo país, assinalando que quase 80% das mortes por cancro da mama e cervical (colo do útero) ocorrem em países de rendimento médio-baixo.

Segundo a organização, nos países mais ricos nove em cada dez doentes sobrevive pelo menos cinco anos, enquanto na Índia sobrevivem seis em dez e na África do Sul apenas quatro.

A OMS alerta ainda para o facto de o cancro nas mulheres, incluindo o da mama, ter um "impacto devastador" na geração seguinte.

Refere a propósito um estudo de 2020 da Agência Internacional para a Investigação do Cancro que calcula, com base numa estimativa de 4,4 milhões de mulheres a morrerem de cancro nesse ano, que quase um milhão de crianças ficaram órfãs, "25% das quais devido ao cancro da mama".

"Este esforço não só facilitará a promoção da saúde, mas também ajudará as mulheres a procurar e a ter cuidados de saúde durante toda a vida", disse, citada no comunicado.

Segundo a agência de saúde das Nações Unidas, o cancro da mama é o mais comum entre os adultos, com mais de 2,3 milhões de novos casos anualmente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+