Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Adesão da Ucrânia à UE? "Não há prazos, mas há objetivos a cumprir”, diz von der Leyen

03 fev, 2023 - 14:58 • Diogo Camilo

Presidente da Comissão Europeia está em Kiev e anunciou que o novo pacote de sanções contra a Rússia vai afetar os drones utilizados na guerra. Zelensky diz que a Ucrânia continuará a defender a “cidade fortaleza” de Bakhmut pelo maior tempo possível.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou esta sexta-feira em Kiev que não há “prazo definido” para que a Ucrânia se junte à União Europeia, lembrando que há “objetivos a cumprir” por parte de Kiev.

Não há prazos rígidos, mas há objetivos que precisam de cumprir”, disse em conferência de imprensa na capital ucraniana, juntamente com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Na mesma, Zelensky afirmou que a UE deve assegurar-se que as suas sanções impedem a Rússia de restabelecer a sua capacidade militar e que a Ucrânia continuará a defender a “cidade fortaleza” de Bakhmut pelo maior tempo possível, exigindo ao Ocidente o fornecimento de armamento que ajude Kiev a ultrapassar as forças militares russas na região do Donbass.

Ninguém vai entregar Bakhmut. Vamos lutar pelo maior tempo possível. Consideramos Bakhmut a nossa fortaleza”, disse o chefe de estado ucraniano.

Já Charles Michel salientou que a "Ucrânia é a União Europeia" e que a "União Europeia é a Ucrânia". "O futuro da Ucrânia é na UE", disse, garantindo que a União Europeia "não será intimidada pelo Kremlin".

Von der Leyen avançou que o próximo pacote de sanções contra a Rússia será sobre componentes usadas em drones russos na guerra na Ucrânia.

Quem está também em Kiev é alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, que anunciou que a UE ofereceu à Ucrânia mais 25 milhões de euros para ajudar nos esforços para recapturar regiões conquistadas pelo exército russo.

"Proteger civis e as suas vidas é a prioridade", disse nas redes sociais.

Antes e depois da cimeira, que reúne altos representantes da Ucrânia e responsáveis máximos da UE, soaram em Kiev as sirenes que avisam a população para o risco de um ataque aéreo.

Até ao momento não foi confirmado qualquer ataque ou bombardeamento em Kiev durante esta sexta-feira.


[notícia atualizada às 15h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+