Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Bilionário ucraniano alvo de buscas policiais por corrupção

01 fev, 2023 - 19:47

Igor Kolomoisky, que foi alvo de sanções pelos EUA, é um dos homens mais ricos da Ucrânia e ex-aliado do presidente Volodymyr Zelensky.

A+ / A-

A Ucrânia anunciou esta quarta-feira a realização de uma operação policial contra o oligarca Igor Kolomoiski, membros do governos e funcionários, por suspeitas de corrupção.

De acordo com a agência Reuters, as autoridades ucranianas revistaram a casa do bilionário Igor Kolomoiski, tendo vários meios de comunicação confirmado que será uma investigação sobre possíveis crimes financeiros.

Os investigadores dos serviços de segurança ucranianos divulgaram as imagens da busca na casa do empresário, após o oligarca ter sido impedido de entrar nos Estados Unidos por acusações de corrupção e enfraquecimento da democracia.

Para além da casa de Kolomoiski, também o ex-ministro do Interior Arsen Avakov e várias autoridades fiscais ucranianas foram alvo da ação policial, disse David Arakhamia, líder do partido que apoia o Presidente Volodymyr Zelensky.

"O país vai mudar com a guerra e, se alguém não estiver pronto para a mudança, o Estado aparecerá para o mudar", referiu Arakhamia, referindo-se ao problema da corrupção.

Também a chefia da Alfândega foi demitida e altos funcionários do Ministério da Defesa também estão a ser alvos de investigação.

Essas incursões acontecem uma semana após a demissão de vários funcionários ucranianos envolvidos num caso de corrupção à volta de suprimentos do Exército.

Durante anos, a Ucrânia sofreu graves problemas de corrupção, mas os esforços para acabar com a corrupção foram ofuscados pela invasão russa em fevereiro de 2022. A Ucrânia lança agora um novo esforço para limpar sua imagem, para responder aos aliados ocidentais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+