Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Austrália. Nota de 5 libras não vai ter cara do rei Carlos III

02 fev, 2023 - 07:21 • Daniela Espírito Santo

Australianos decidiram "honrar a história e cultura dos primeiros australianos".

A+ / A-
Nota de cinco libras Foto: EPA
Nota de cinco libras Foto: EPA
Libras Foto: Andy Rain/EPA
Libras Foto: Andy Rain/EPA

A nova nota de cinco libras não vai ter a cara de rei Carlos III, na Austrália. A informação foi confirmada esta quinta-feira pelo banco central australiano, que decidiu "honrar a história e cultura dos primeiros australianos" com o design que irá substituir a nota com a cara da rainha Isabel II.

Em comunicado, é dito que a decisão foi tomada com o aval do Governo australiano, mas que só será implementada daqui a alguns anos. No entretanto, a nota de cinco libras atual vai continuar a circular e será considerada válida mesmo após a introdução do novo design.

Também as moedas com a cara da rainha, que morreu em 2022, vão continuar a ser legalmente aceites "para sempre". Apesar disso, o novo rei terá direito às suas próprias moedas, que devem começar a circular "na segunda metade deste ano".

Milhões de notas e moedas com a cara da rainha Isabel II estão a ser substituídas um pouco por todo o planeta, após a morte da monarca em setembro passado: recorde-se que as libras são usadas na Commonwealth, uma associação de 54 países composta quase exclusivamente de ex-colónias britânicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+