Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aproximação Rússia-China ameaça Europa, diz NATO

01 fev, 2023 - 16:44 • Ricardo Vieira

O secretário-geral da NATO defende a importância de a Aliança Atlântica reforçar a cooperação forte com os países da região do Indo-Pacífico.

A+ / A-

A aproximação da China à Rússia representa uma ameaça para a Europa, declarou esta quarta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Num discurso na Universidade de Keio, no Japão, Stoltenberg disse que o fortalecimento das relações entre Pequim e Moscovo não representa uma ameaça apenas para o continente asiático.

“O facto de a Rússia e a China estarem a aproximar-se e os investimentos significativos da China e novas capacidades militares avançadas apenas sublinham que a China representa uma ameaça, representa um desafio também para os aliados da NATO. A segurança não é regional, mas global”, declarou.

O secretário-geral da NATO defende a importância de uma cooperação forte e de a Aliança Atlântica fazer “mais amigos” na região do Indo-Pacífico.

A guerra na Ucrânia demonstrou o quanto “a segurança está interconectada”, afirma Jens Stoltenberg.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+