Tempo
|
A+ / A-

Paquistão. Sobe para 92 o número de mortos em ataque contra mesquita

31 jan, 2023 - 06:45 • Pedro Valente Lima

As operações de resgate, que já se prolongam por 20 horas, encontraram nove pessoas com vida. Hospital de Peshawar continua a dar assistência a 100 feridos.

A+ / A-

Há, pelo menos, 92 mortos na mais recente atualização dos dados sobre o ataque terrorista a uma mesquita esta segunda-feira em Peshawar, no Paquistão, avança a BBC.

Dos 150 feridos registados inicialmente, 100 continuam ainda a receber assistência no hospital local. As autoridades já confirmaram que a maioria das vítimas são polícias.

Inicialmente, o ataque de um bombista suicida, na província de Khyber Pakhtunkhwa, perto da fronteira com o Afeganistão, havia sido reivindicado por um comandante dos talibãs paquistaneses, Sarbakaf Mohmand.

No entanto, a mesma organização terrorista já negou a autoria do atentado à mesquita.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, já reagiu, afirmando que os "terroristas querem criar medo, visando aqueles que cumprem o dever de defender o Paquistão". Esta terça-feira foi declarado dia de luto nacional no país.

Em comunicado, disse que os responsáveis pelo ataque "não têm nada que ver com o Islão", acrescentando que a nação inteira está unida contra a ameaça do terrorismo".

As operações de resgate continuam, passadas 20 horas. Até à manhã desta terça-feira, foram resgatadas nove pessoas com vida. Sob os escombros, encontraram-se ainda 24 mortos, de acordo com a BBC.

Zafar Khan, um oficial da polícia local, refere que o atentado está a ser classificado como um ataque de um bombista suicida, mas frisa que as investigações ainda decorrem.

A mesquita situa-se numa zona da cidade de várias sedes da polícia, inteligência e unidades de contra-terrorismo. Segundo o chefe da polícia de Peshawar, Muhammad Ijaz Khan, estima-se que havia entre 300 a 400 agentes no local na altura da explosão.

Os talibãs do Paquistão, conhecidos como Tehreek-e-Taliban Pakistan, ou pela sigla TTP, são um grupo distinto dos talibã que controlam atualmente o Afeganistão. O TTP está ativo no Paquistão há mais de 15 anos.

A organização terrorista rompeu o cessar-fogo acordado em novembro de 2022 e tem sido autora de vários atos de terrorismo no país desde então. Em dezembro, já havia realizado um ataque bombista a uma esquadra da polícia no noroeste do Paquistão, que matou 33 agentes.

[Notícia atualizada às 09h57, com subida do número de mortos confirmados]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+