Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paquistão. Talibãs negam autoria do ataque a mesquita

30 jan, 2023 - 13:51 • Lusa com redação

A maioria das vítimas do ataque contra uma mesquita em Peshawar, levado a cabo por um homem-bomba, são polícias.

A+ / A-

As autoridades policiais do Paquistão subiram para 47 mortos e 150 feridos o balanço das vítimas do atentado numa mesquita na cidade de Peshawar, que foi inicialmente reivindicado pelos talibãs paquistaneses.

De acordo com as autoridades do Paquistão, a maioria das vítimas do ataque à mesquita, perpetrado por um homem-bomba, são polícias, já que este estabelecimento religioso se encontra num complexo urbano que também serve de quartel-general para a polícia local.

Sarbakaf Mohmand, comandante do grupo de talibãs paquistaneses, assumiu a responsabilidade pelo ataque, através de uma mensagem na rede social Twitter. Contudo, de acordo com a BBC, a organização terrorista já negou qualquer envolvimento no sucedido.

O impacto da explosão fez desabar o teto da mesquita, que cedeu, provocando vários feridos, de acordo com Zafar Khan, um agente policial.

Siddique Khan, oficial da polícia, disse que o número de mortos subiu para 34 e que o número de ferido é de pelo menos 150, acrescentando que entre os mortos está Noor-ul-Amin, o líder da mesquita.

Uma sobrevivente, a agente policial Meena Gul, de 38 anos, disse que estava dentro da mesquita quando a bomba explodiu, relatando um cenário de caos e de pânico após a explosão.

As equipas de resgate continuam a remover montes de destroços do terreno da mesquita, procurando auxiliar os fiéis ainda retidos sob os escombros.

Em comunicado, o primeiro-ministro do Paquistão, Shahbaz Sharif, condenou o atentado e ordenou às autoridades que garantam o melhor tratamento médico possível às vítimas, prometendo “ação severa” contra os responsáveis pelo ataque.

O ex-primeiro-ministro Imran Khan também condenou o atentado, classificando-o como ataque terrorista suicida. “É imperativo melhorar a forma como coligimos informações e equipar adequadamente as nossas forças policiais para combater a crescente ameaça do terrorismo”, defendeu.

Peshawar tem sido palco de frequentes ataques de milícias terroristas.

Os talibãs do Paquistão, conhecidos como Tehreek-e-Taliban Pakistan ou pela sigla TTP, são um grupo distinto dos talibãs que controlam atualmente o Afeganistão.

O TTP está ativo no Paquistão há mais de 15 anos.


[Notícia atualizada às 6h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+