Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretário-geral da NATO defende mundo "interligado" pela segurança

29 jan, 2023 - 16:03 • Lusa

As observações do responsável da NATO surgem após uma dirigente norte-coreana ter negado que o seu país tinha fornecido armas à Rússia.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse, este domingo, que o apoio da Coreia do Norte à Rússia na guerra da Ucrânia reforça a necessidade de o resto do mundo permanecer "interligado" para garantir a segurança.

"Acredito que, num mundo mais imprevisível e incerto, é ainda mais importante para os países que acreditam na liberdade e na democracia, numa ordem internacional baseada em regras, manterem-se unidos", disse Stoltenberg durante o seu encontro de hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Park Jin-in, em Seul.

Stoltenberg disse que a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), "está preocupada com os ensaios imprudentes de mísseis e programas nucleares da Coreia do Norte" e acrescentou que Pyongyang "está a prestar apoio militar aos esforços de guerra com foguetes e mísseis russos".

As observações do responsável da NATO surgem após uma dirigente norte-coreana ter negado, este domingo, que o seu país tinha fornecido armas à Rússia e avisado os Estados Unidos de um "resultado indesejável", caso continuasse a espalhar tais rumores.

Na sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, condenou também o carregamento de tanques dos Estados Unidos para a Ucrânia e disse que Washington estava "a atravessar uma linha vermelha".

"Os Estados Unidos, que expuseram todo o continente europeu ao grave perigo de guerra e causaram grandes e pequenas preocupações, estão agora a atravessar a linha vermelha", disse Kim Yo-jong numa declaração divulgada pela KCNA estatal da Coreia do Norte.

O comentário de Pyongyang veio depois de os Estados Unidos terem decidido enviar 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia, no início desta semana, e a Alemanha ter dado luz verde para enviar dois batalhões dos seus próprios tanques de batalha Leopard 2 e de outros países europeus para a Ucrânia.

Durante a sua estadia de dois dias em Seul, Stoltenberg irá encontrar-se com o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e outros membros do Governo do país.

"A nossa visita é uma expressão da grande importância que atribuímos à parceria entre a Coreia do Sul e a NATO e há muitas áreas em que acreditamos realmente que uma parceria ainda mais forte pode ser de benefício mútuo", concluiu Stoltenberg.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+