Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Suspeito de ataque em igreja era marroquino que ia ser deportado

26 jan, 2023 - 13:33 • Redação com Reuters

O agressor de 25 anos não tinha condenações criminais ou relacionadas com terrorismo.

A+ / A-

O suspeito de um ataque com uma catana em duas igrejas no sul da Espanha, no qual um sacristão foi morto e um padre gravemente ferido, é um marroquino de 25 anos que iria ser deportado do país.

“Foi aberto, em junho passado, um processo de expulsão por situação irregular" contra o suspeito, um marroquino de 25 anos, tratando-se dum "procedimento administrativo, cuja execução não é imediata”, explicou um porta-voz do Ministério do Interior numa mensagem à imprensa.

“O detido não tem antecedentes criminais, nem por terrorismo, nem em Espanha, nem noutros países aliados”, acrescentou a mesma fonte, que garantiu que o suspeito não esteve sob vigilância policial “nem nos últimos dias, nem anteriormente”.

O agressor atacou várias pessoas nas igrejas de San Isidro e Nuestra Senora de La Palma, a cerca de 300 metros uma da outra, na cidade portuária de Algeciras.

De acordo com um porta-voz da Polícia Nacional da Espanha, durante a madrugada desta quinta-feira, foi realizada uma busca à casa do suspeito, e “todos os bens apreendidos” para análise.

Ele deverá ser transferido para Madrid, ainda esta quinta-feira, para comparecer perante um juiz do Tribunal Superior por acusações de terrorismo.

O homem não estava legalmente em Espanha e o seu processo de deportação começou em junho do ano passado e estava em andamento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+