Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky pede mísseis de longo alcance e aviões de combate depois dos tanques

26 jan, 2023 - 03:45 • Redação com Lusa

“Devemos expandir a nossa cooperação em artilharia e [viabilizar] o envio de aviões de combate", disse o líder da Ucrânia, no seu habitual discurso noturno.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos aliados ocidentais o envio de mísseis de longo alcance e aviões de combate, após o aval da Alemanha e Estados Unidos ao envio de tanques pesados para as forças armadas de Kiev.

"Também devemos permitir a entrega de mísseis de longo alcance para a Ucrânia, isso é importante. Devemos também expandir a nossa cooperação em artilharia e [viabilizar] o envio de aviões de combate", disse Zelensky no seu discurso diário publicado nas redes sociais, assegurando ter discutido o assunto com o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Vários países ocidentais confirmaram o envio de tanques pesados para a Ucrânia, embora os números sejam ainda incertos.

Os Estados Unidos já se comprometeram a enviar 31 tanques Abrams e na Alemanha, o governo de Olaf Scholz confirmou o envio de 14 tanques Leopard 2 para combater as forças russas, autorizando ainda outros países a enviarem os seus carros de combate para Kiev.

Na sequência da notícia, a cidade de Munique foi palco, esta quarta-feira, de uma manifestação contra o fornecimento à Ucrânia de tanques e armas de fabrico alemão.

Segundo as agências internacionais, centenas de pessoas marcharam pela cidade erguendo faixas e cartazes com apelos à paz na Ucrânia e o fim da "guerra económica como outra forma de guerra".

Em Portugal, a Ministra da Defesa, Helena Carreiras, promete uma decisão para breve sobre o envio de tanques Leopard para a Ucrânia.

A governante disse, esta quarta-feira, esperar uma decisão sobre o envio dos Leopard 2 do Exército português “nos próximos dias”, mas assegurou que Portugal ajudará Kiev a desenvolver a sua capacidade na área dos carros de combate.

Portugal tem 37 carros de combate Leopard.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mais nada?
    26 jan, 2023 Vao 08:22
    E perguntaram a esses marchantes qual a solução deles para atingir a paz na Ucrânia sem ser vencer a Rússia e expulsar o exército russo da Ucrânia? Talvez ceder aos criminosos e dar território Ucrâniano, não? Deem a Baviera à Russia e já agora deem as vossas mulheres também.
  • Desabafo Assim
    26 jan, 2023 Porto 08:15
    Naturalmente!

Destaques V+